29/04/09

DIA DA MÃE



         Estamos a prepara uma surpresa pra as nossas mães aqui está um cheirinho...


  CONVITE

convidamos todas as mães a participar numa festa surpresa no dia 4 de Maio pelas 10 horas.
É necessário trazer roupa desportiva,ténis e boa disposição.

Não falte!

Fomos à Biblioteca e levamos livros para ler em família

ACTIVIDADES  DA BIBLIOTECA 

Dar-se-á especial importância à diversificação de estratégias no âmbito do Plano Nacional de Leitura “Ler+” recorrendo a todo o tipo de  actividade de animação do livro  





Deste modo o Professor Armando iniciou as requisições no Pré-escolar
depois de reunirmos  os chefes organizaram os seus grupos 
e fomos   direitinhos à Biblioteca. 


Usamos os sofás
 
escolhemos os livros para levar para casa durante oito dias.


observamos muito bem e decidimos 


depois do professor Armando perguntar o nome e registar o livro
colocamos na nossa mochila do Ler +

vamos ter um livro para ler em casa com os Pais

A promoção da leitura 
  • Provoca a realização de múltiplas actividades de Expressão e Comunicação, que apelam para diferentes sistemas de representação simbólica (nomeadamente domínio da Linguagem oral, uso regular de registo escrito, Expressão Plástica, Dramática e Musical

    Envolve as famílias na dinâmica do desenvolvimento do Projecto de grupo

23/04/09

Falar de Flores e a Revolução dos Cravos


                                                                 O DIA DA LIBERDADE

A Revolução dos Cravos

clicando aqui poderás ter acesso ao livro on-line 
pra ler em família



Afinal o que foi esta revolução????

Antes do dia 25 de Abril de 1974, o nosso país vivia mergulhado na tristeza e no medo. Durante mais de 40 anos, quem governou Portugal até esse dia foi Salazar e, logo a seguir, Marcelo Caetano. Foi a ditadura. Não havia democracia, não se realizavam eleições livres e ficavam sempre os mesmos a mandar. As pessoas não tinham liberdade para dizer o que pensavam sobre o governo. Havia a PIDE, uma polícia política que vigiava, prendia e torturava quem tivesse ideias contrárias às do governo.

Com o 25 de Abril, mudou muita coisa no nosso país: acabou a ditadura e começou a democracia. O povo português passou a ter liberdade porque aconteceu uma revolução, a Revolução dos Cravos. O povo saiu à rua para comemorar a festa da Democracia, com os soldados que nos libertaram da Ditadura. Toda a gente se abraçava. Os soldados colocaram cravos nos canos das suas espingardas, simbolizando uma mudança pacífica de regime. Muitos distribuíam cravos vermelhos. As pessoas gritavam «O POVO, UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO».

Por este motivo, o dia 25 de Abril foi declarado «DIA DA LIBERDADE» e é feriado nacional.


A Canção de Grândola Vila Morena cantada pelo Zeca Afonso foi o início desta revolução

e por isso estamos a aprender ...querem experimentar ora vejam e cantem ...

Também planeamos fazer muitos e muitos cravos para oferecer às nossas famílias para que todos os pequenos e os crescidos nunca se esqueçam deste maravilhoso dia.....

viva a liberdade!!!





As Flores, insectos e cantorias com cores na Primavera




Falamos da Primavera  das cores e flores

 




                               Falamos da vida das abelhas e da sua importância
                                                  na natureza e para o homem. Como se organizavam


Continuando o nosso projecto As cores e agora acrescido dos odores surgiu a ideia de conhecer  as flores e tudo aquilo que nasce na famosa primavera. Com base nesta temática recordamos as estações do ano e as espacificidades desta estação do ano.
Assim surgiu .... Na primavera as andorinhas voam perto da casa da minha avó
                             As abelhas vão buscar o polen às flores
                             Mas os gafanhotos também andam aos saltos no quintal
                             Assim surgiu a conversa a volta dos insectos e principalmente as abelhas. Ao nível do conhecimento do mundo  a educadora mostrou um livro onde as ilustrações em 3D  foram folheadas por todos. descobrimos que a abelha têm 5 corações e que é no estômago que ela produz o mel, e que também têm um ferrão, 6 patas e dois pares de asas. Descobrimos também( matemática) que um par são dois, dois pares são quatro.

Ao nível da expressão plástica fizemos uma abelha articulada e umas flores recortadas e coladas num circulo como a terra, decoradas com a  técnica mista e expressando o que pensamos sobre as flores.

Planeamos o que iriamos fazer para descobrir como é que as abelhas fabricavam o mel



Para que a Primavera estivesse presente na Nossa Sala fizemos abelhas articuladas


e aprendemos a fazer uma flor em origami...decoramos com outros elementos .e copiamos a palavra Primavera



Para concretizar esta tarefa a educadora exemplificou  com um quadrado colorido como se fazia, tentando cada uma das crianças por grupos executar a tarefa livremente. O grau de dificuldade, mais complexo para o grupo dos mais novos, mas  a maioria autonomamente conseguiu fazer a flor e copiar a Frase. PARABÉNS.

e como não podia faltar a cantoria hoje  cantamos a canção do ZUM..Zum ZUM...

que podem ver a letra neste link

divirtam-se e cantem ..façam essa gentileza...

Também podem encontrar muitas actividades sobre a Primavera neste linK


beijinhose abraços a todos quantos nos seguem,.
                               

DIA DA TERRA

                                                                  DIA  DA TERRA

Festejamos o dia da terra, enriquecendo a nossa mini horta com um tomateiro, aqui está o Gui a tratar do assunto




A temática foi  mito participada por todos....





falamos  dos problemas que afectam o Planeta, falamos que a terra tinha muitos oceanos, muitos mares e muitos continentes, depois de muitas opiniões e conversa à volta do tema  foi elaborado pela educadora um texto colectivo e



 ilustrado pelo grupo


Mensagem final não devemos sujar a terra
Devemos plantar flores 

A Terra é linda .....

20/04/09

Folclore no JI - Aqui está a letra da canção que estamos a aprender...

Folclore
Folclore é um género de cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares transmitidos por imitação e via oral de geração em geração.
O termo folclore (folklore) aparece pela primeira vez cunhado por Ambrose Merton - pseudónimo de William John Thoms - em uma carta endereçada à revista The Athenaeum, de Londres, onde os vocábulos da língua inglesa folk e lore (povo e saber) foram unidos, passando a ter o significado de saber tradicional de um povo. Esse termo passou a ser utilizado então para se referir às tradições, costumes e superstições das classes populares. Posteriormente, o termo passa a designar toda a cultura nascida principalmente nessas classes, dando ao folclore o status de história não escrita de um povo.
À medida que a ciência e a tecnologia se desenvolveram, todas essas tradições passaram a ser consideradas frutos da ignorância popular. Entretanto, o estudo do folclore é fundamental de modo a caracterizar a formação cultural de um povo e seu passado, além de detectar a cultura popular vigente, pois o fato folclórico é influenciado por sua época.
Como não queremos deixar caír as nossas tradições vamos neste 3º Período aprender a cantar e a dançar algumas das mais populares danças e cantares do nosso Folclore vamos começar pelo Regadinho que está relacionado com a temática que estamos a dialogar.
Aqui está.... a letra
Regadinho
Água leva o regadinho,
Água leva e vai regar.
A água do nosso rio
Corre toda para o mar!
Água leva o regadinho
Vai regar o meu jardim.
Enquanto rega e não rega
Vou pensando cá p'ra mim!
Água leva o regadinho
Água leva e vai regando.
Enquanto rega e não rega
Em que devo vou pensando!
Água leva o regadinho
Água leva o regador.
Enquanto leva e não leva
Vou falar ao meu amor!
Divirtam-se ...

Clube de culinária - Como fazer gelatina

Através de alguns conceitos da ciência conseguimos trabalhar todas as áreas até a gastronomia
à volta dos estados da água
Como fazer Gelatina?
Ingredientes:

1 litro de água e dois pacotes de gelatina c

om sabores
Utensílios:
Um jarro e uma colher de pau.
Objectivo:
Preparar uma sobremesa muito boa para os nossos ossos e ao mesmo tempo perceber os estados da água líquido, gasoso e sólido
O que deves fazer?
. Deitar meio litro de água quente e em seguida os dois pacotes de gelatina
. Mistura bem.
. Põe o outro meio litro de água fria , mistura-se novament

e e coloca-se em forminhas ou numa tigela grande e vai ao frigorífico se quiseres que solidifique mais depressa coloca umas pedras de gelo no líquido. Depois é só comer estava uma delícia

19/04/09

A Água na Natureza

Olá a todos

Cá estamos nós novamente para divulgar as nossas produções e experiências.

Iniciamos o nosso 3º Período com alguma chuva .. e desde logo surgiram várias questões..donde vêm a chuva? A água é muito importante na natureza? e a Beatriz foi nas férias ao Orvalho que é uma terra mas também é água.......

Pois bem com base nesta conversa surgiu a famosa história da Menina Gotinha de Água - obra do Plano Nacional de Leitura

depois da leitura da história - aqui está um resumo do grupo com muita imaginação á mistura ...excelente !!!!!
Era uma vez uma menina gotinha de água que vivia com as suas irmãs vestidas de dourado e prateado.Um dia, essa família de gotinhas fez o ciclo da água, mas esse ciclo de água não foi um ciclo da água normal.Nesse ciclo, elas em vez de passarem primeiro pelo lago resolveram visitar o rio e só depois é que foram ao lago.Elas viveram uns tempos nas montanhasa depois gotinha foi para o lago brincar. Quando viu o mar ela pensou que era o maior mar do mundo.A seguir, evaporou-se, formou uma nuvem e depois...Depois, caiu novamente nas montanhas e alimentou as plantas, os homens já tinham frutos para comer e os animais também...
Vamos ver aonde nos vai levar a menina gotinha de àgua..... estes sites vão ser a base das nossas pesquisas para continuar a descobrir ....


http://www.bbc.co.uk/education/dynamo/lab/lollies.htm


http://mars.fis.uc.pt/~cp/cab/agua/node3.html

02/04/09

A surpresa da Mãe da Mariana Charneca

Ficamos muito felizes com a surpresa da mãe da Mariana

um lindo pintainho



com uma surpresa ovinhos para todos
Ora vejam


mas os nossos coelhinhos também ficaram lindos

também conversamos sobre a Pâscoa e registamos as nossas opiniões


Clube de culinária - Folares à moda da Celeste

CLUBE DE CULINÁRIA
A Volta dos Folares....
Esta semana foi a altura de mais uma das actividades do projecto cores e sabores
Adivinhem o que fizemos no nosso Clube de culinária .........Folares muito bons que as famílias da Sala 3 se deliciarem ...Ora vejam como decorreu ......
A Fátima foi ao Lidl comprar farinha,ovos,canela,erva-doce,acúçar, manteiga e leite e não podia faltar o limão


ovos

Num alguidar grande
a manteiga, os ovos um a um e a erva doce



colocamos os ovos e a erva doce e o fermento diluido no leite



amassamos muito bem

polvilhamos com farinha e deixamos
dentro do alguidar tapado com um pano e uma mantinha para leveda



fizemos pequenas bolinhas


pincelamos com gema de ovo
Pedimos à Cristina ( chefe da cozinha)para cozer os folares
no Forno da Cozinha e aqui estão.....lindos e saborosos

Levamos para casa para os pais saborearem o nosso pitéu.
se quiserem experimentar a receita aqui está
Folar à moda da Celeste

· 1 kg de farinha· 30 gr de fermento de padeiro· 1 dl de água morna· 400 gr de açúcar· 4 ovos· 2,5 dl de leite quente· 50 gr de manteiga· sal· raspa da casca de 2 limões
Peneira-se a farinha para uma tigela, faz-se uma cova no meio e deita-se aí o fermento esfarelado, que se rega com água morna.
Cobre-se o fermento com um pouco de farinha, envolve-se a tigela num pano de flanela ou cobertor e deixa-se levedar cerca de 15 minutos.
Depois, mistura-se a farinha com o fermento, juntam-se o açúcar, os ovos, um a um, mexendo sempre, e o leite morno, no qual se derreteu a manteiga, o sal e a raspa dos limões. Amassa-se tudo vigorosa e longamente.
Abafa-se a massa novamente e deixa-se levedar perto de uma fonte de calor pelo o menos 2 horas.
Retira-se a massa em bocados, a que se dá uma forma redonda, dobra-se ao meio e, com os dedos passados por azeite, molda-se em forma de ferradura.
À medida que se vão tendendo, dispõem-se em tabuleiros, deixando os folares crescerem.
Na altura de irem ao forno, enterram-se os ovos cozidos na massa (um, dois, ou três por folar). Levam-se a cozer em forno bem quente (220ºC) durante 15 a 20 minutos.

Bom apetite